Condições Geras de Prestação de Serviços

 A AQUIX Lavandaria, engomadoria, limpeza a seco e Self Service utiliza os métodos de limpeza e lavagem de última geração com tecnologia de proteção ambiental e consciência sustentável, para prestar um serviço qualidade, contando com uma experiência de mais de 16 anos na atividade.

A equipa da AQUIX Lavandaria, engomadoria, limpeza a seco e Self Service garante que, na execução do serviço, cumprirá sempre as instruções de lavagem constantes da etiqueta da peça de roupa entregue pelo Cliente.

Todos os prazos de entrega dos serviços de limpeza encomendados são previamente acordados seja nas instalações ou através da loja online.

Tabela de preços

Os preços devidos pelos serviços prestados pela AQUIX Lavandaria, engomadoria, limpeza a seco e Self Service, são os constantes das tabelas de preços, tabelas de promoções ou os preços expressos nos artigos da loja online e sempre com pré-pagamento. 

Cuidados especiais

As peças e conjuntos completos, como fatos em pele e tecido, edredões e almofadas, reposteiros, camilhas, colchas e pares de tapetes, deverão ser entregues em conjunto para limpeza, sob pena de ficarem diferentes entre si, quer em cor como em textura.

Sempre que as peças ou artigos entregues para lavagem ou limpeza, não sejam acompanhadas pela etiqueta de lavagem ou instruções de lavagem/limpeza no geral, ou em particular, peças de roupa em pele, cortinados, carpetes e edredões são artigos que frequentemente não incluem instruções de lavagem/limpeza, só serão aceites sob reserva.

O vestuário em pele, por se tratar de um produto natural, está sujeito a determinadas características: cicatrizes, diferentes espessuras da pele, falta de homogeneidade e diferentes tonalidades da própria cor. Todas estas características podem evidenciar-se durante a limpeza e tratamento.

Acessórios como botões, fechos, forros e outras aplicações e estampados, podem-se alterar.

Cuidados dos clientes

Cabe aos cliente assegurar-se que nenhum objeto é esquecido nas peças que entrega, não sendo a AQUIX Lavandaria, engomadoria, limpeza a seco e Self Service passível de responsabilização pela sua perda ou possíveis danos causados.

A AQUIX Lavandaria, engomadoria, limpeza a seco e Self Service repetirá, sem custos acrescidos, o serviço de lavagem/limpeza, caso, no ato da entrega ou levantamento da peça, sempre que o cliente demonstre insatisfação ou reclame da qualidade do serviço prestado, desde que se comprove que a qualidade da lavagem/limpeza melhore com sua repetição.

Restituição de montantes pagos

O limite de responsabilidade da AQUIX Lavandaria, engomadoria, limpeza a seco e Self Service pelo incumprimento ou cumprimento defeituoso do serviço de lavagem/limpeza, será a restituição do montante pago pelo Cliente.

Na impossibilidade de restituição por perca, troca, roubo, incêndio, outro motivo de força maior ou inutilização total da peça, a AQUIX Lavandaria, engomadoria, limpeza a seco e Self Service assume unicamente o valor comercial da peça ou artigo à data da sua entregue para limpeza/lavagem.

O valor comercial da peça, para efeito de reembolso, é determinado de acordo com as boas práticas da atividade de lavagem/limpeza, tendo em conta o custo inicial médio de cada peça, a sua durabilidade média, a sua desvalorização pelo percurso do tempo, e o custo da sua substituição, mediante a aplicação aos valores que constam da Tabela junta às presentes cláusulas, de uma desvalorização em função do tempos em uso pelo cliente:

  • 20% por um artigo adquirido há menos de três meses  
  • 40% por um artigo adquirido entre 3 e 30 meses;
  • 70% por um artigo mais antigo, podendo, salvo se tiverem sido levantadas reservas por o artigo se encontrar em estado manifestamente muito usado.

Só será considerado o valor de peças que tenham sido entregues à AQUIX Lavandaria, engomadoria, limpeza a seco e Self Service para lavagem/limpeza e não de conjuntos que estas possam integrar, a não ser quando a totalidade das peças tiver sido entregue para limpeza simultaneamente.

Em caso algum a AQUIX Lavandaria, engomadoria, limpeza a seco e Self Service será responsável por qualquer dano, de natureza patrimonial ou não patrimonial, em excesso do valor comercial da peça na data em que foi entregue para limpeza/lavagem.

Embalamento e transporte

Os cabides e as embalagens plásticas utilizados pela AQUIX Lavandaria, engomadoria, limpeza a seco e Self Service, destinam-se exclusivamente ao transporte da peça e devem ser substituídos ou removidos, respetivamente, quando a roupa é guardada.

A AQUIX Lavandaria, engomadoria, limpeza a seco e Self Service não poderá ser responsabilizada por danos ou deformações causadas pela utilização dos cabides ou material de embalamento e transporte após a sua entrega.

As peças entregues terão de ser levantados até 30 (sessenta) dias após a data que consta da entrega da peça para limpeza/lavagem. A partir desse prazo, as peças serão enviadas para armazém, e só serão restituídas mediante o pagamento das despesas de armazenagem, no valor diário de 1€ (um euro). Decorridos 90 (noventa) dias sem que os artigos entregues sejam levantados, os mesmos serão considerados abandonados e serão doados a uma Instituição de Solidariedade Social.

A aceitação, pelo Cliente, destas Condições Gerais da Prestação de Serviços de Lavandaria, é condição da aceitação pela AQUIX Lavandaria, engomadoria, limpeza a seco e Self Service de peças ou artigos do serviço de lavagem/limpeza que foi encomendado.

Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Coimbra

Av. Fernão Magalhães, n.º 240, 1º, 3000-172 Coimbra

Telf: 239 821 690

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Porto

Rua Damião de Góis, n.º 31 loja 6, 4050-225 Porto

Telf: 225 508 349

Mais informações no Portal do Consumidor